sábado, 28 de dezembro de 2013

É tempo de empunhar as armas



É tempo de empunhar as armas

"Proclamai isto entre as nações: Declarai a guerra! Chamai os valentes! Aproximem-se, subam todos os guerreiros! Os vossos arados, transformai-os em espadas, e as vossas foices, em lanças! Mesmo o enfermo diga: Eu sou guerreiro! (Joel 4, 9-10)

Eu, Deusemi Gomes Ferreira Júnior, 39 anos, casado, pai, estou declarando guerra. E você certamente me perguntará: contra quem? Contra os mesmos inimigos dAquele que eu sigo, Jesus Cristo. Pretendo lutar com as mesmas armas com as quais Ele lutou. Não nego que por vezes sou impelido a usar as armas dos meus adversários, mas certamente não é o Espírito Santo que me que me impele nesses momentos, senão o espírito de porco. Há um desejo explícito desse espiritinho de me fazer lutar com armas que não domino, com armas que não cabem nas minhas mãos. “Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça. Davi disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Então tirou tudo aquilo. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. (ISm 17, 38-39) Se eu disser que não desejo lutar com tais armas seria hipócrita, afinal se Deus não me amansar sou um ser descontrolado, me deixo levar pelas paixões humanas, por isso glorifico ao Senhor todos os dias por ter tomado minha vida pra Ele. Mas o fato de eu não lutar com as armas dos meus adversários não significa que não estou em guerra e por mais que pareçam mais fortes as armas deles, minha fé me diz que posso vencer. Davi, porém, disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. (ISm 17, 45) Dá pra perceber nesse trecho que a força para enfrentar o inimigo vem do Senhor dos Exércitos e por isso, se vou em nome dele, não posso recusar as armas que Ele mesmo me dá, não posso abrir mão da força que Ele coloca em mim e me apegar a outras armas, senão luto em vão.
Recentemente um grupo humorístico, que faço questão de não dizer o nome, pra não aumentar ainda mais o ibope, composto por atores de primeira linha, excelentes profissionais, competentes no que fazem, decidiu fazer um vídeo onde, sem o menor pudor, atacam a fé cristã de maneira deprimente, maldosa, desumana. Eu, como cristão me senti ofendido, caluniado, atacado e não poderia me calar. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor...” (IITm 1, 7-8a)
Quando falo de guerra, de eliminar inimigos, de lutar contra, preciso explicar bem, para que de fato esteja lutando com as armas certas. Com este texto não estou declarando guerra aos atores, não é a eles que quero eliminar. “Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.” (Mt 5, 43-44) O meu primeiro ataque é a oração por todos eles. Que sejam alcançados pela Misericórdia, afinal é só assim que poderão acordar desse sono. Mas não é só isso. A oração me dará forças para formar, informar, ensinar e motivar a outros que creem como eu. Não podemos nos sentir acuados por tais situações. Somos livres e precisamos usar essa liberdade para proclamar nossas convicções. Mas além disso tudo precisamos ser sábios, por isso peço que todos os que estão se mobilizando contra tal vídeo, que parem de divulgá-lo, essa não é uma atitude sábia. Ao divulgar, postar o link, você promove o mal. Fale do Natal como você crê, crie vídeos, textos, combata o mal com o bem, use a sabedoria, use os Dons que você recebeu de Deus e aproveite esse momento de tribulação para aumentar o seu conhecimento sobre a sua fé e para cultivar os valores que você deseja que sejam disseminados pelo mundo afora. Paz e bem!
Deusemi Gomes Ferreira Júnior
Coordenador do Ministério Fé e Política
RCC - Arquidiocese de Belo Horizonte
Especialista em Poder Legislativo
Filósofo - Filósofo Clínico


Nenhum comentário: