domingo, 31 de janeiro de 2010

Igreja Hi Tech

"Os padres são assim desafiados a proclamar o evangelho empregando as últimas gerações de recursos audiovisuais - imagens, vídeos, atributos animados, blogs, sites - que juntamente com os meios tradicionais podem abrir novas visões para o diálogo, evangelização e catequização" (Papa Bento XVI)


No sábado, 23 de janeiro, o Papa Bento XVI, pediu aos sacerdotes católicos do mundo inteiro: “Por de Deus, tenham um blog”. O santo padre não está dizendo nada de novo, em outras oportunidades já se discutiu o assunto da evangelização através das mídias sociais, das novas mídias e ainda das mídias tradicionais. Fiz questão de não escrever muito sobra o assunto e de transcrever aqui um trecho do Documento de Aparecida, preparado pelos bispos da América Latina e do Caribe, reunidos com o Papa Bento na V conferência episcopal latinoamericana e do Caribe. Pensei que meu papel dessa vez seria fazer ecoar esse belo trecho do documento.

Que não só os sacerdotes, mas nós leigos nos empenhemos na missão evangelizadora pelos meios de comunicação. O Evangelho nos quatro cantos do mundo em curtíssimo tempo, em segundos.

(Documento de Aparecida, 486)

A fim de formar discípulos e missionários neste campo, nós, bispos reunidos na V Conferência, comprometemo-nos a acompanhar os comunicadores, procurando:

a) Conhecer e valorizar esta nova cultura da comunicação.

b) Promover a formação profissional na cultura da comunicação de todos os agentes e cristãos.

c) Formar comunicadores profissionais competentes e comprometidos com os valores humanos e cristãos na transformação evangélica da sociedade, com particular atenção aos proprietários, diretores, programadores e locutores.

d) Apoiar e otimizar, por parte da Igreja, a criação de meios de comunicação social próprios, tanto nos setores televisivos e de rádio, como nos sites de Internet e nos meios impressos;

e) Estar presente nos meios de comunicação de massa: imprensa, rádio e TV, cinema digital, sites de Internet, fóruns e tantos outros sistemas para introduzir neles o mistério de Cristo.

f) Educar na formação crítica quanto ao uso dos meios de comunicação a partir da primeira idade;

g) Animar as iniciativas existentes ou a serem criadas neste campo, com espírito de comunhão.

h) Promover leis para criar nova cultura que protejam as crianças, jovens e as pessoas mais vulneráveis para que a comunicação não transgrida os valores e, ao contrário, criem critérios válidos de discernimento.

i) Desenvolver uma política de comunicação capaz de ajudar tanto as pastorais de comunicação como os meios de comunicação de inspiração católica a encontrar seu lugar na missão evangelizadora da Igreja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querido Juninho, Glória a Deus por esta mensagem; vem confirmar o agradecimento que te fiz sendo inspiração para eu onstruir o meu blog. Agora sei o propósito de Deus. A exemplo dos ensinamentos da Ammá: primeiro faça, depois vamos ver no que vai dar. Acredito que é assim mesmo viver o evangelho. Se Deus tocou no coração faça... Deus se encarregará do resto. Agora sei o propósito tb do meu blog... que Deus se encarregue do "resto"... Que Deus conserve Sua mão sobre a sua cabeça, sobre o seu ministério!Bjs. Beatriz